De Segunda à Quinta, das 7:00h às 22:00h.
Sexta até as 17h. Sem interrupções durante o almoço.
Instituto Edinalva Borges

Voltar

Psicologia

Cada pessoa tem o potencial para relacionar-se afetiva e intimamente, mas isso está estreitamente ligado à sua própria capacidade de apreender e também de estabelecer vínculos saudáveis em família e na sociedade. 

Nesse sentido, as vivências e experiências durante o desenvolvimento emocional moldam a percepção de mundo de cada um, permitindo estabelecer parâmetros para os vínculos, fortalecendo a autoestima e o sentimento de segurança pessoal. 

Felicidade

O processo de psicoterapia pode ser intensamente transformador quando a pessoa encontra algumas dificuldades pelo caminho. O papel do psicoterapeuta é ajudar a iluminar algumas áreas não tão claras nesse percurso que, muitas vezes se expressam por meio de crises com impactos em diferentes âmbitos da vida como o pessoal, profissional e dificuldades nos relacionamentos afetivos. 

A qualidade de vida da pessoa pode ser afetada, provocando distúrbios emocionais, medos, ansiedade e depressão. O processo de auto conhecimento que se inicia quando se está em terapia ajuda a munir-se de instrumentos necessários para compreender as mudanças e como cada um responde a elas, diminuindo o sofrimento, facilitando a aceitação de si mesmo e dos outros e tornando a vida mais prazerosa e feliz.

Ludoterapia 

A ludoterapia é empregada como importante recurso e permite que, no ato de brincar, a criança se expresse em uma linguagem simbólica, revelando pistas que podem contribuir para o processo terapêutico.  

Muitas vezes, é no faz-de-conta que a criança revela pensamentos e significados particulares que explicitam como ela se relaciona com a família, a sociedade e o mundo à sua volta. 

Arteterapia

A arterapia é mais um instrumento importante no tratamento psicoterapêutico uma vez que se vale de diferentes formas de expressão artística como, dança, teatro, música, literatura, pintura, desenho, máscaras, marionetes, gravuras, modelagens, entre outras, para ajudar a pessoa a superar obstáculos. 

No Instituto, o papel do arterapeuta é de auxiliar no processo terapêutico, gerando oportunidades para que a pessoa fortaleça suas próprias potencialidades, valendo-se da criatividade e capacidade inventiva. 

Psicologia